A fraude acontece quando criminosos conseguem vazar ou acessar informações pessoais e financeiras de uma pessoa. A partir disso, os fraudadores utilizam os dados para conseguir crédito ou realizar transações e crimes como:
- Abertura de contas de crédito;
- Solicitações de empréstimos;
- Compras;
- Lavagem de dinheiro.
Confira as principais e esteja atento para proteger os seus dados pessoais:
O primeiro passo é conhecer as melhores práticas de segurança pras suas informações!
E já que a nossa missão é totalmente conectada com a sua saúde financeira, reunimos dicas essenciais para que seus dados não caiam nas mãos erradas:
O golpe tá aí... E o SPC Brasil te ajuda a não cair!
Veja mais dicas rolando a página — e se precisar, pode contar com nossa solução pra monitoramento de CPF: o SPC Avisa!
Como funciona: você recebe um alerta (via e-mail e/ou SMS) sempre que seu CPF é incluído, excluído, consultado ou alterado no nosso banco de dados.
Conheça melhor o SPC Avisa clicando aqui.
Como nós, pagadores de boletos, podemos evitar documentos falsos e trazer mais segurança para os nossos pagamentos?
Alguns cuidados parecem (e são) simples, mas fazem toda a diferença!
Muitos cibercriminosos conseguem modificar o arquivo do boleto no momento em que você solicita a impressão — alterando a conta que receberá o pagamento. Prefira sempre a versão digital, em formato PDF e retirada diretamente no app ou site do banco emissor.
Muitos cibercriminosos conseguem modificar o arquivo do boleto no momento em que você solicita a impressão — alterando a conta que receberá o pagamento. Prefira sempre a versão digital, em formato PDF e retirada diretamente no app ou site do banco emissor.
Muitas instituições bancárias oferecem ferramentas que verificam se o boleto emitido em nome delas é verdadeiro. Você pode conferir nos canais oficiais da instituição emissora.
Os cibercriminosos mais experientes conseguem invadir acessos de redes de Wi-Fi públicas. Caso você precise conectar numa emergência, evite baixar boletos ou abrir sua conta bancária.
Diferente do Débito Automático (onde você autoriza o banco a fazer o pagamento automático mensalmente), o serviço de Débito Direto Autorizado (DDA) prepara o boleto para pagamento e te envia uma notificação, mas não faz a transação. Para ativar o serviço, é só procurar os canais de comunicação dos bancos em que você possui conta.
Com o dia a dia corrido e muitos boletos pra pagar, é arriscado confiar na memória, né? Especialistas em gestão financeira recomendam que você explore e escolha sua maneira favorita de controlar as finanças. Alguns exemplos: - Acompanhar históricos de pagamentos via apps; - Planilhas com pagamentos efetuados e gastos; - Planner, agenda física ou digital com valores, datas de vencimento e status de pagamento.
Além de mais dicas sobre Score de Crédito, no nosso Blog você encontra conteúdo sobre educação financeira, direitos do consumidor e mais!