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Dicas Antifraude
SPC Brasil

Como identificar fraudes e evitar golpes financeiros com dados pessoais?

O que é fraude, como os dados são vazados e estratégias para proteger informações e dispositivos eletrônicos!

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O que é fraude e quais problemas ela causa? 

A fraude acontece quando criminosos conseguem vazar ou acessar informações pessoais e financeiras de uma pessoa. A partir disso, os fraudadores utilizam os dados para conseguir crédito ou realizar transações e crimes como:
- Abertura de contas de crédito;
- Solicitações de empréstimos;
- Compras;
- Lavagem de dinheiro.

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A fraude pode acontecer de muitas formas

Confira as principais e esteja atento para proteger os seus dados pessoais:

  • Roubo de carteiras;
  • Comprometimento de sistemas de empresas;
  • Phishing (conhecidos como “iscas” que roubam dados com cliques) por e-mail ou telefone;
  • Dispositivos skimming (conhecidos no Brasil como “Chupa-cabra”) em caixas eletrônicos, terminais de pagamento e transações digitais;
  • E muitas outras.
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O cuidado é a chave para proteger seus dados

O primeiro passo é conhecer as melhores práticas de segurança pras suas informações!
E já que a nossa missão é totalmente conectada com a sua saúde financeira, reunimos dicas essenciais para que seus dados não caiam nas mãos erradas:

Dados protegidos e nome seguro: 5 práticas pra cuidar das suas informações no dia a dia

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Dados pessoais são apenas seus

Nunca compartilhe documentos, senhas e dados financeiros com e-mails não confiáveis, ligações suspeitas, SMS ou WhatsApp. Instituições confiáveis não colocam sua saúde financeira em risco.

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Mantenha suas senhas fortes e atualizadas

Evite cadastrar datas de nascimento, nomes de pessoas próximas e sequências numéricas fáceis nas senhas. Utilize senhas fortes e atualize regularmente. Lembre-se de utilizar senhas diferentes para cada acesso.

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Acompanhe suas informações de crédito

Assim você pode identificar atividades ou contas desconhecidas. Serviços como o SPC Avisa te ajudam no monitoramento e identificação de fraudes: clique aqui pra entender como funciona.

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Esteja atualizado sobre crimes virtuais comuns

Os criminosos virtuais estão sempre atualizando suas maneiras de invadir e conseguir dados dos consumidores. Acompanhe notícias e esteja sempre atualizado sobre suas formas de atuação: assim você fica por dentro e evita cair no golpe.

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Proteja seus dispositivos eletrônicos

Atualize seu computador, smartphone e eletrônicos com antivírus e mantenha as últimas versões de segurança. Além disso, nunca faça transações financeiras em computadores ou redes de Wi-Fi públicas.

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O golpe tá aí... E o SPC Brasil te ajuda a não cair!

Veja mais dicas rolando a página — e se precisar, pode contar com nossa solução pra monitoramento de CPF: o SPC Avisa!
Como funciona: você recebe um alerta (via e-mail e/ou SMS) sempre que seu CPF é incluído, excluído, consultado ou alterado no nosso banco de dados.

Conheça melhor o SPC Avisa clicando aqui.

Boleto falso: um dos crimes mais comuns no Brasil

Como nós, pagadores de boletos, podemos evitar documentos falsos e trazer mais segurança para os nossos pagamentos?

1

Detalhes: o que observar?

Os boletos falsos são muito parecidos com os originais;
 

Eles costumam chegar como cartas e faturas bancárias físicas. Em alguns casos, os fraudadores furtam a correspondência e trocam os dados bancários;
 

Os golpes também chegam a partir de links (via e-mail, SMS e WhatsApp) que levam para o boleto falso. Caso precise, você pode solicitar a segunda via no site do banco, evitando sites de buscas;
 

Boletos fraudados podem conter pequenos erros de português ou logotipo diferente do original da empresa.

2

Código de barras

Confira se os últimos dígitos do código correspondem ao valor do boleto. Se forem diferentes, o boleto é falso;
Nas contas mensais como luz, água e escola, desconfie de qualquer alteração no formato do boleto;
Os três primeiros dígitos devem corresponder ao código do banco que emitiu o boleto. Exemplo: o código da Caixa é 104, e do Banco do Brasil é 001.

Dica: Dica: você encontra os códigos de todas as instituições bancárias no site da Febraban.

3

Informações do beneficiário

Verifique se as informações do beneficiário estão corretas: empresa ou titular, CNPJ ou CPF. Caso não estejam, fale com o SAC da empresa. Confira a data de vencimento, o valor e os dados do pagador (os seus dados).

4

Leitura incompatível

Os códigos de barras de boletos falsos são difíceis de escanear com a câmera do celular ou leitor do caixa eletrônico. Isso acontece porque os dados são incompatíveis. Se você testou e não conseguiu escanear no app do banco, desconfie do boleto.

Faça pagamentos seguros e sem vazamento de dados com 5 dicas do SPC Brasil

Alguns cuidados parecem (e são) simples, mas fazem toda a diferença!

Não imprima seus boletos 

Utilize um validador de boleto 

Evite usar redes Wi-Fi públicas 

Utilize o Débito Direto Autorizado 

Fique no controle das suas finanças

Não imprima seus boletos:

Muitos cibercriminosos conseguem modificar o arquivo do boleto no momento em que você solicita a impressão — alterando a conta que receberá o pagamento. Prefira sempre a versão digital, em formato PDF e retirada diretamente no app ou site do banco emissor.

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Não imprima seus boletos:

Muitos cibercriminosos conseguem modificar o arquivo do boleto no momento em que você solicita a impressão — alterando a conta que receberá o pagamento. Prefira sempre a versão digital, em formato PDF e retirada diretamente no app ou site do banco emissor.

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Utilize um validador de boleto:

Muitas instituições bancárias oferecem ferramentas que verificam se o boleto emitido em nome delas é verdadeiro. Você pode conferir nos canais oficiais da instituição emissora.

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Evite usar redes Wi-Fi públicas nos seus dispositivos:

Os cibercriminosos mais experientes conseguem invadir acessos de redes de Wi-Fi públicas. Caso você precise conectar numa emergência, evite baixar boletos ou abrir sua conta bancária.

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Utilize o Débito Direto Autorizado (DDA):

Diferente do Débito Automático (onde você autoriza o banco a fazer o pagamento automático mensalmente), o serviço de Débito Direto Autorizado (DDA) prepara o boleto para pagamento e te envia uma notificação, mas não faz a transação. Para ativar o serviço, é só procurar os canais de comunicação dos bancos em que você possui conta.

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Fique no controle das suas finanças:

Com o dia a dia corrido e muitos boletos pra pagar, é arriscado confiar na memória, né? Especialistas em gestão financeira recomendam que você explore e escolha sua maneira favorita de controlar as finanças. Alguns exemplos: - Acompanhar históricos de pagamentos via apps; - Planilhas com pagamentos efetuados e gastos; - Planner, agenda física ou digital com valores, datas de vencimento e status de pagamento.

Saiba mais sobre Score no Blog SPC Brasil

Além de mais dicas sobre Score de Crédito, no nosso Blog você encontra conteúdo sobre educação financeira, direitos do consumidor e mais!